Grid-Tie

Parecer de Acesso Cemig com injeção noturna

7 novembro, 2023

Ao adquirir um sistema fotovoltaico, é necessário realizar o processo de homologação na concessionária local para obter o Parecer de Acesso. E assim, poder instalar o sistema e desfrutar da economia proporcionada pela energia solar.

Em junho de 2023, a Cemig começou a responder às solicitações de conexão com regras especiais e bastante restritivas para injeção da energia. Uma ação que está prejudicando milhares de pessoas, tanto consumidores, quanto profissionais de energia solar e empresas de equipamentos fotovoltaicos.

Portanto, leia este conteúdo para entender o momento do segmento de energia solar, o que é “Parecer Lunar” e como agir se recebê-lo da concessionária. Continue a leitura!

O que é o Parecer Lunar?

Em primeiro lugar, vamos começar explicando o cenário. Recentemente, a distribuidora de energia Cemig analisou e respondeu diversas solicitações de conexão com regras especiais para injeção de energia apenas à noite. Vale lembrar que ela atende cerca de 96% do estado de Minas Gerais.

Neste cenário, o sistema fotovoltaico será limitado a enviar a energia excedente para a rede da concessionária somente no horário das 19:00 às 05:00. Segundo a Cemig, essa é a única solução “viável e de menor custo global” para lidar com a inversão de fluxo de potência.

Por isso, o “Parecer de Acesso com inversão de fluxo” ficou conhecido como “Parecer Lunar”, visto que permite a injeção de energia apenas à noite. Vale reforçar que esse período de horas determinado pela distribuidora mineira vai contra o funcionamento da energia solar.

O que é inversão de fluxo no Parecer de Acesso?

O fluxo de potência é como a energia (em Watts) está se movendo no sistema, normalmente o deslocamento acontece das fontes geradoras até os pontos de consumo em imóveis comerciais e residenciais. 

Enquanto a inversão de fluxo, é o contrário, quando fontes de geração distribuída (como a solar e eólica) em imóveis particulares injetam uma quantidade de energia na rede pública que é superior à demanda dos consumidores conectados na mesma rede. 

Além do mais, a inversão de fluxo pode causar sobrecarga, desequilíbrio de tensão e interrupções no fornecimento de eletricidade na região. Por esse motivo, a Cemig tem emitido o Parecer de Acesso que permite apenas a injeção noturna.

Ilustração do fluxo e inversão de potência na rede elétrica.

Energia solar à noite: é viável?

De antemão, a produção de energia solar acontece apenas durante o dia, enquanto o sol está brilhando no céu. Portanto, não há nenhuma geração à noite, nem é possível de acordo com as leis da física.

Em sistemas conectados à (On-Grid), a energia que é produzida e não tem consumo imediato, é enviada como energia excedente para a rede elétrica da concessionária. Dessa forma, essa injeção de energia é convertida em créditos que proporcionam uma redução de até 95% na fatura.

Por isso, a única forma de adequar o sistema On-Grid para realizar injeção noturna seria com a adição de banco de baterias e adoção de um inversor híbrido que permite configurar o horário de exportação de energia. 

Na prática, montar um sistema híbrido On-Grid que gera energia durante o dia e o que não é utilizado de imediato, seria armazenado nas baterias. Isso permitiria consumo posterior ou programar a injeção no horário de 19h às 05h, como a Cemig determina com o Parecer de Acesso com inversão de fluxo.

Em contrapartida, essa alternativa aumenta o investimento em equipamentos fotovoltaicos, o que torna a energia solar menos acessível. Mas também agrega vantagens, como a garantia de disponibilidade de energia 24h para aplicações críticas e quando acontece queda da rede elétrica.

O Parecer de Acesso com injeção noturna é legal?

No momento, há muitos consumidores e profissionais do segmento de energia solar com dúvidas sobre a legalidade desse posicionamento restritivo da Cemig para injeção noturna na rede elétrica.

Esse direcionamento de “Parecer Lunar” da Cemig, negligencia a resolução 1.000/2021 da ANEEL que estabelece as regras de prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica. Inclusive, também determina que as restrições de injeção de energia devem ser condizentes com o tipo e fonte de geração de energia.

Nesse sentido, vale lembrar que essa resolução da ANEEL tem como base o princípio da razoabilidade, embora não pareça que aplicado nessa restrição da concessionária mineira. 

No entanto, a Cemig não apresentou nenhum estudo que a levou a concluir que a “injeção noturna” é a solução para o fluxo reverso. Logo, é uma violação da regulamentação em vigor.

Movimento em prol da geração distribuída

No dia 28 de setembro de 2023, a Frente Mineira de Geração Distribuída junto de várias empresas de equipamentos fotovoltaicos e profissionais do ramo de energia solar, se reuniu na frente da sede da distribuidora Cemig, localizada em Belo Horizonte.

O objetivo dessa mobilização pacífica foi questionar a distribuidora mineira e exigir que cumpra com as regulamentações em vigor. Uma vez que a energia solar é uma fonte de energia sustentável e econômica, além de gerar empregabilidade.

Como resultado das restrições do Parecer de Acesso da Cemig, existem mais de 1.000 projetos parados/cancelados e quase 10.000 pessoas perderam o emprego no setor de energia solar.

Como proceder com o Parecer de Acesso com inversão de fluxo?

Se você receber este tipo de parecer, peça ao seu integrador para registrar o projeto na lista da Frente Mineira de Geração Distribuída para mensurar o impacto do Parecer Lunar. 

Por meio do cadastro e mapeamento dos projetos com Parecer de Acesso restritivo, medir o impacto negativo que a Cemig está causando na adesão de novos sistemas fotovoltaicos e ao setor de energia solar.

Juntos, podemos reivindicar essa decisão da concessionária que negligência a regulamentação n° 1000/2021. Contamos com a sua colaboração!

Conheça a Minha Casa Solar

Somos uma das maiores e mais tradicionais empresas importadoras de equipamentos de energia solar do Brasil, com mais de 80.000 clientes. Construímos um portfólio de produtos de marcas consolidadas do mercado brasileiro e internacional.


Também fornecemos soluções para sistemas urbanos (On-Grid), rurais isolados da rede da Cemig (Off-Grid) e Híbridos. E você conta com profissionais qualificados e experientes para prestação de serviços de engenharia, homologação e instalação.

Além disso, agora você sabe o que é o Parecer Lunar e o como lidar se receber um Parecer de Acesso que permite apenas injeção noturna. Fique por dentro das novidades de equipamentos fotovoltaicos e do mercado solar, conheça outros conteúdos do nosso blog e siga o Instagram da Minha Casa Solar.